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Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação

Criado: Sexta, 13 de Maio de 2022, 14h10 | Publicado: Sexta, 13 de Maio de 2022, 14h10 | Última atualização em Quinta, 08 de Setembro de 2022, 12h33
  • Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação: 

As políticas de qualificação dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA estão presentes no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPA e nos Planos de Desenvolvimento das Unidades acadêmicas e administrativas (PDU) nos quais estão previstos indicadores, metas e ações, alguns dos quais demandam a estruturação de Programas específicos.

São dois os referenciais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC) adotados no desenvolvimento dessas ações e programas, quais sejam:

A. Índice Geral de Cursos (IGC) que contempla a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, em nível de mestrado e doutorado;

B. Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Conceito de Curso (CC) produzido nas avaliações in loco pelo INEP/MEC sobre os cursos de Graduação;

Adicionalmente, outros indicadores institucionais são adotados como parâmetros de qualidade, dos quais se destacam:

a. Taxa de Sucesso da Graduação:é um indicador resultante da razão entre o número de diplomados e o número de ingressantes;

b. Taxa de Evasão

c. Taxa de Retenção

No âmbito da Pró-Reitoria de Graduação (PROEG) inúmeras ações são desenvolvidas visando a melhoria do ensino de graduação, dentre as quais merecem destaque:

1. Plano Anual de Monitoramento do Ensino de Graduação: conjunto de ações de acompanhamento de indicadores de qualidade, discussão de problemas acadêmicos e administrativos, bem como, de projeção de soluções;

2. Programa Labinfra: investimentos à projetos de reestruturação ou criação de laboratórios de ensino prático/experimental para o ensino de graduação;

3. Programa de Formação Continuada para Docentes: oferta de cursos e oficinas de temas educacionais para qualificação da ação docente;

4. Central de Estágio: vinculação de estudantes à empresas conveniadas para a oferta de estágio não obrigatório;

5. Programa de Monitoria: investimentos para vagas de atividade de monitoria para estudantes com bom desempenho nos componentes curriculares, alvos dos projetos de ensino;

6. Política Curricular da Flexibilização de Cursos de Graduação: conjunto de ações e orientações para a reestruturação dos PPCs da graduação com desenho curricular flexível para estudantes, de forma que possam ter outras experiências formativas em qualquer outro curso de graduação da UFPA, dentro de um percentual mínimo;

7. Plano de Apoio e Orientação aos cursos do Ciclo Avaliativo do Enade;

8. Plano de Apoio e Acompanhamento aos cursos em Avaliação in loco;

9. Programa Gestão de Qualidade para implementar novos modelos de gestão administrativa e acadêmica do ensino de graduação;

10. Plano de Acompanhamento de Cursos de Graduação: com assessoramento externo aos cursos de graduação interessados em melhorar seu desempenho em indicadores de qualidade.

 Cabe ressaltar que não há uma resolução específica da política de qualidade do ensino de graduação aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFPA, contudo, todas essas ações e outras mais ligadas à ações afirmativas estão em pleno desenvolvimento no curso da construção da qualidade do ensino de graduação na UFPA.

  • Política de Melhoria da Qualidade dos Cursos de Graduação: 

A Universidade Federal do Pará encerrou o ano de 2021 com um total de 102 Programas de Pós-graduação (PPGs) credenciados junto à CAPES, que oferecem 47 Doutorados Acadêmicos, 65 Mestrados Acadêmicos, 31 Mestrados Profissionais, e 1 Doutorado Profissional, conforme pode ser observado na Tabela 4.1.1. São 31 Programas com conceito 3, 35 com conceito 4, 19 com conceito 5, quatro com conceito 6, e 13 com a classificação “A” (Aprovados, ainda sem conceito). Para o relatório de 2021 foram contabilizados para o Mestrado um total de 5.256 e para o Doutorado 2.877 discentes matriculados.

A política de melhoria desses cursos de Mestrado e Doutorado engloba muitos programas institucionais. Do orçamento anual da PROPESP são destinados cerca de 8 milhões de reais para subsidiar editais diversos, a saber: PAPQ, PAEV, PIAPA nacional, PIAPA internacional, PAMEP, PACI, PRODISCENTE, PAPG – Programa de Acompanhamento da Pós-Graduação, PIBIC. Adicionalmente, a CAPES, o CNPq, e a FAPESPA, financiam bolsas de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, e Pós-Doutorado, recursos que complementam as nossas ações institucionais.

O detalhamento de todos os programas citados acima pode ser encontrado no Relatório de 2021 da PROPESP, que segue em anexo, e os detalhes de todos os editais podem ser encontrados no site da PROPESP, na aba “editais”, cujo link é: https://www.propesp.ufpa.br/index.php/editais-da-propesp

A PROPESP está à disposição para complementar informações, caso seja necessário.

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