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Política de Formação dos Profissionais do Magistério

Criado: Quarta, 11 de Maio de 2022, 11h16 | Publicado: Quarta, 11 de Maio de 2022, 11h16 | Última atualização em Quarta, 11 de Maio de 2022, 11h16

De modo geral, a UFPA se pauta no entendimento da formação inicial e continuada dos profissionais do magistério da educação básica como expressão das políticas públicas de desenvolvimento da educação básica no Brasil, caminhando na direção da construção do Plano de Desenvolvimento da Educação (Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014) com metas previstas até o ano de 2024.

Para a política de formação dos profissionais do magistério, a UFPA se pauta em referenciais prioritários, tais como:

1. O decreto nº 8.752, de 9 de maio de 2016, que institui a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica;

2. As Diretrizes Curriculares Nacionais de formação dos profissionais do magistério;

3. O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Nesses termos, a UFPA segue articulando o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) aos Planos de Desenvolvimento de Unidades acadêmicas e administrativas e aos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) de graduação com vistas à consolidação das atuais políticas nacionais de formação dos profissionais do magistério da educação básica.

A Coordenação Geral do PARFOR coordena diversas ações relacionadas à Formação Docente, dentre elas a participação da UFPA no Edital CAPES PARFOR 2022/2023 (veja resultado em breve na nossa página www.aedi.ufpa.br/parfor) e em projetos especiais em nível estadual, como o Forma Para e além disso, as especializações em editais que envolvam egressos do PARFOR. Qualquer informação adicional e mais detalhada pode ser feita indo diretamente de forma presencial ao Campus Belém, pavilhão Ob, salas 00 e 01 do campus básico.

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